sábado, 4 de dezembro de 2010

A idéia de criação do blog


Tudo começou numa certa aula de matemática, em que a professora passou o filme “ A corrente do bem”. Só fiquei intrigado com o título que ela escreveu na lousa “Uma Estatística Norteadora de Princípios Éticos”, mas como eu não entendi muito bem, tirei isso da minha cabeça e fiquei prestando atenção no filme.
Fui para casa e fiquei pensando naquele filme. No outro dia, a professora propôs um debate sobre bullying (eu não sabia o significado da palavra), mas quando ela começou a explicar eu percebi que aquilo já tinha acontecia na nossa escola.
Cheguei em casa e fui pesquisar na internet, achei esse vídeo no youtube do Programa Altas Horas. Liguei para o Maurício, para o Gabriel e para a Joice para eles virem até a minha casa. Assistimos ao vídeo. Resolvemos criar esse blog para postar informações sobre o tema e como gostamos do vídeo, já de cara, postamos ele no blog.
Na outra semana, a professora Ivana sugeriu que nós fizéssemos uma pesquisa na nossa escola, sugeriu inclusive, que conversássemos com mais colegas via msn, orkut. Eu adorei a idéia, ainda sem entender muito bem o porquê disso com a matemática. Eu estava feliz porque sem querer já havia formado um grupo e de certa forma estávamos adiantados no assunto. Até contei para a professora sobre a criação do nosso blog, ela nos parabenizou.
Demos seqüência aos nossos encontros na Biblioteca, imprimimos alguns materiais e separamos. A professora dividiu a sala em grupo (ufa, por sorte, o nosso grupo já estava formado). Discutimos sobre os materiais e ela nos auxiliou a criar a tabela. Confesso que agora comecei a entender o significado daquele enunciado na lousa. Elaboramos um questionário, fizemos tabelas e gráficos simples na cartolina.
O momento que eu mais gostei foi quando ela sugeriu para que fôssemos ao laboratório de informática, transformamos o nosso trabalho em tabelas e gráficos virtuais. Conheci um software novo, o Geogebra, mas optei mesmo pelo Excel (sabe como é, eu já ajudo o meu pai na vendinha e já sei utilizar ele um pouco).
Respondemos também uma pesquisa.
Ao final destas duas semanas de aula de matemática, eu aprendi a gostar mais dessa matéria e a entendê-la um pouco mais.
Adorei o jeito que a professora Ivana nos ensinou (estou torcendo para que ela continue a dar aulas diferentes).
Professora Ivana, se você estiver lendo, fica aqui a minha sugestão. Posso afirmar, pelo meu grupo, que foi muito legal.
Meus amigos, para terminar esse breve relato só quero lembrar que tudo que elaboramos e pesquisamos sobre bullying está nesse blog, inclusive com planilhas e gráficos.
Para homenagear o início de tudo (e agora entendendo o significado do enunciado) colocamos o nome do blog “Uma Estatística Norteadora de Princípios Éticos”.
Se você tiver alguma sugestão sobre o assunto, escreva comentários ou, se preferir, nos mande e-mail, para enriquecermos ainda mais o nosso blog.
Ah.. só para não esquecer, o nosso blog virou referência na escola e até a diretora foi nos elogiar na sala. Ai que delícia kkkkkk.
Abraços,

Turma do fundão da 9.A
Leonardo, Maurício, Gabriel e Joice

Nenhum comentário:

Postar um comentário