domingo, 5 de dezembro de 2010

Estatística a serviço da Ética

Eaeee Galera...

Já falamos do Bullying, agora vamos explicar o que isso tem a ver a Estatística.
A professora perguntou pra minha turma se sabíamos o que é Estatística.
A Jenniffer disse que tem alguma coisa a ver com quem vai ganhar as eleições, então a professora explicou que não é bem assim, as informações que são veiculadas na TV são conclusões da Estatística, que coleta dados para as pesquisas de opinião.
O Lucas falou que Estatística também serve para fazer aqueles gráficos da Bolsa de Valores e os gráficos que dizem se os preções estão aumentando no comercio. Mais uma vez a Dona Ivana explicou que Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento de alguma atividade ou a coleta qualificada de dados para a analise ou propagação de informações sobre determinado assunto, ou fenômeno que esteja ocorrendo em determinado momento.
Recebemos da professora uma folha impressa com explicações sobre Estatística, ela disse que baixou da internet, o título do texto é: “Estatística”
Quem quiser ler é só clicar aqui
É um texto bem explicadinho. Parece que a professora adivinhou tudo que iríamos perguntar:
• O que é Estatística?
• Para que serve isso?
• Quem inventou essa coisa e para que eu tenho que saber sobre isso?

Alguns exemplos se situações onde a Estatística é empregada:
• Quando ficamos 40 minutos esperando no ponto de ônibus, estamos vivendo uma das conseqüências da estatística. As empresas de ônibus só colocam carros na linha para atender a necessidade da população, mas é claro que uma empresa de ônibus visa lucro em suas atividades. Dessa forma são feitas pesquisas que são tabuladas para analise, se determinada linha não tem movimento, a empresa amplia os espaços de tempo entre um carro e outro.
• No período das eleições os jornais apresentam seguidamente gráficos mostrando o desempenho dos candidatos junto à população, são linhas que sobem e descem o tempo todo.
• Para se definir em que tipo de alimento o governo vai investir recursos.
• Para lançar um produto novo no mercado, como por exemplo: um tipo de shampoo, ou um modelo de TV.
• Para saber que medidas devem ser tomadas com relação a um problema que seja de interesse publico, como é o caso do Bullying nas escolas.
Além disso, quase todas as áreas de conhecimento usam estatística de algum modo, pois quase todas elas lidam com dados coletados empiricamente. Algumas ciências usam a estatística aplicada tão extensivamente que elas tem uma terminologia especializada. Estas disciplinas incluem:
• Bioestatística
• Estatística Comercial
• Estatística Econômica
• Estatística Engenharia
• Estatística Física
• Estatística Populacional
• Estatística Psicológica
• Estatística Social (para todas as ciências sociais)
• Análise de Processo e Quimiometria (para análise de dados da química analítica e da engenharia química) [1]

Foi ai que o Bullying voltou à conversa, ela começou a fazer perguntas pra turma:
• Você sabe o que é Bullying?
• Já sofreu alguma forma de Bullying?
• Como você se sentiu?
• Como reagiu e que atitude tomou a respeito?
• O que mudou depois de você tomar determinada atitude?
Percebemos que o Bullying é um problema serio e que não notamos quantas pessoas sofrem humilhações por isso e que esta acontecendo ao nosso redor o tempo todo.
A professora nos explicou que a Estatística serve para isso. Quando tomamos conhecimento de um fato que envolve tanta gente e que isso interfere na vida delas, precisamos analisar tudo certinho para saber que providencias podem e devem ser tomadas para controlar ou deter o fenômeno que é prejudicial.
São elaborados questionários para compreender onde e quando o fato tem maior ocorrência, por exemplo, as perguntas que ela nos fez antes, entre outras:
• Onde costuma acontecer o Bullying?
  • No pátio, na hora do intervalo;
  • Saindo da escola;
  • Entrada da escola;
  • Corredores;
  • Sala de aula sem o professor;
  • Sala de aula com o professor;
  • Na aula de educação física;
  • Nos banheiros;
  • Na rua.
Depois de elaborados esses questionários são feitas pesquisas em varias escolas de uma determinada região, em seguida são elaborados gráficos para facilitar a visualização das informações.
A aula ficou muito melhor depois disso, porque fomos ao laboratório de Informática, D. Ivana disse que iríamos utilizar o Excel para elaborarmos vários tipos de gráficos a partir de tabelas e informações obtidas pela Internet, em sites oficiais.
1. Fizemos um Gráfico de Colunas com as informações de uma tabela do IBGE:



2. Gráfico de Setores a partir de uma pesquisa feita em escolas públicas e privadas no interior do Estado de São Paulo:


3. Fizemos também um Gráfico de Linhas demonstrando que medidas corretas de controle do Bullying dão resultado:

Ficou bem mais fácil de entender para que serve essa Ciência da Estatística depois que nos mesmos fizemos os gráficos e tiramos nossas conclusões.
O próximo passo foi elaborarmos questionários para fazer nossa própria pesquisa na escola e nos lugares que costumamos freqüentar fora do horário da escola.
Quando terminarmos a nossa pesquisa, vamos montar as tabelas e os gráficos , depois vamos postar aqui no blog para compararmos os resultados com esses que estão tabulados nos gráficos.
Vamos fazer gráficos em cartolina, que serão expostos nos corredores da escola, para que todos possam ver os resultados. Também faremos gráficos no Excel para postar no blog.

Até mais Galera

Turma do fundão da 9.A


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