quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto voltado à comunidade para a extinção do bullying



objeto de aprendizagem desenvolvido por Érica Aparecida Pereira

Um comentário:

  1. Prevenção e solução nas mãos da escola
    Érica é a professora de matemática da turma das 8ª série/9º ano, e por estar com um problema de xingamentos e provocações nas suas aulas resolveu pedir uma pesquisa para seus alunos sobre bullying com o objetivo com que os estudantes entendessem o significado e melhorassem nas suas atitudes na classe. Então ela propôs também que eles colocassem dentro de uma caixa que mesma elaborou e enfeitou e deixou no armário da sala de aula suas dúvidas, sugestão de como podemos acabar com as práticas do bullying, se caso algum aluno já foi vítima expressasse no papel se fosse tímido para expor publicamente na aula...
    Depois que os alunos fizeram a pesquisa à professora Érica propôs um debate sobre o assunto onde os alunos exponham as suas opiniões, críticas, soluções e dúvidas, podendo assim a professora esclareceu o assunto abordado pelos estudantes.
    Dentro as sugestões para acabar com o bullying surgiu à ideia do aluno João dos alunos elaborarem um jornal informativo que relatassem o assunto ou folhetos informativos que relatasse o que é bullying, fazendo uma campanha contra a tais práticas.
    A ideia foi aceita por todos da sala decidiram pedir autorização a supervisão da escola para fazer um dia para expor cartazes, faixas, distribuir folhetos e jornais, tudo para ficar a exposição da comunidade na escola com um projeto dica não a prática do bullying.
    Após terminar o projeto todos chegaram à conclusão que foi um ótimo aprendizado por todos envolvidos, tanto para os alunos quanto aos professores e coordenação da escola.
    Os alunos concluíram que a escola tem o papel fundamental que é de prevenir, ensinar a olhar para o outro com respeito e aceitação, criar relacionamentos saudáveis em que colegas tolerem as diferenças e compreenderam também que é preciso desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, construindo uma imagem positiva de si e de quem está por perto.
    A professora Érica aproveitou para mostrar os dados estatísticos aos alunos que tem crescido cada vez mais os atos de bullying nas escolas e em qualquer lugar.
    Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos.

    Atividades
    1) Segundo pesquisa da ONG Plan, a maior parte das vítimas 69% delas tem entre 12 e 1r anos. Se nas 8ª série os alunos tem entre 13 e 14 anos e se juntarmos as três salas A, B e C temos um total de 100 estudantes. Quantos alunos poderão ser vítimas do bullying segundo a pesquisa da ONG?
    2)Quando se trata de bullying é comum pensar que há apenas dois envolvidos a vítima e o agressor. Mas os especialistas alertam para u terceiro personagem fundamental o espectador. Você já presencia ou algum ato de bullying na escola ou em outro lugar?
    3) No Brasil,uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bulluing são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidado ou os dois. A forma mais comum é a cibernética, a partir do envio de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamentos como Orkut. Na escola em que você estuda quantos por centos dos alunos de sua sala já foram vítimas de atos do bulling?
    a) Você conhece mais alguém que já foi vítima do bullying em sua família ou colegas do bairro em que você mora?

    Referências Bibliográficas
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
    http//pt.wikipedia.org/wiki/Estat%C3%ADstica

    ResponderExcluir